Por que não conseguimos mais prestar atenção?

Aprendizados do livro Stolen Focus, do Johann Hari

fonte imagem: google

Parar para analisar possíveis motivosd essa crise é fundamental no processo de mudança.

Eis algumas delas:

Aumento da velocidade, troca e filtragem de informações

  • Somos impactos por (e produzimos) cada vez mais informações. Isso muitas vezes nos parece bom, afinal, nos sentimos no controle ou absorvendo novos conhecimentos, mas a verdade é que ficamos exaustos. Com isso, focamos cada vez menos em cada informação. Estamos no limite da absorção de conteúdo.
  • Acreditamos que somos multitasking, mas na verdade não conseguimos processar mais de uma ou duas informação ao mesmo tempo. Fazer coisas ao no paralelo nos custa muito, pois o cérebro precisa se reprogramar a cada mudança de tarefa, acarretando piora de performance, lentidão no processamento e erros.
  • Ao mudar rapidamente de tarefa, nós acabamos navegando na superfície daquele assunto e nossa criatividade fica afetada. Isso também faz com que nossa memória sobre o que passou seja afetada, ou seja, lembramos muito menos do que se estivéssemos fazendo uma tarefa somente.

Exaustão mental e física

  • A falta de sono faz com que nossa atenção caia a níveis absurdos. É durante o sono que o cérebro identifica as conexões feitas durante o dia, joga as experiências para a nossa memória de longo prazo e limpa as toxinas produzidas. Quanto menos dormimos mais confusos ficamos, menos conseguimos pensar de forma profunda, fazer conexões e ter uma boa memória.
  • Sonhar é fundamental para adaptarmos nossas emoções sobre acontecimentos passados. Mas sonhar requer chegarmos em modo REM, que aparece com mais ou menos 7 horas de sono.
  • O sistema capitalista está por trás de todos os nossos problemas para dormir. A lógica da produtividade faz com que acreditemos que dormir é perda de tempo.

A roda viva do Ego

Muitas vezes, de forma inconsciente, queremos ver vistos e lembrados de que somos importantes. Com isso, entramos em um ciclo vicioso de muitos compromissos, tarefas e produção de informações. Precisamos sentir que as pessoas dependem de nós.

Tecnologia manipuladora (capitalismo de vigilância)

Grandes empresas de tecnologia como Google e Facebook têm seus modelos de negócio baseados na nossa atenção, ou seja, quanto mais tempo ficamos nas plataformas e quanto mais nos mantemos clicando nos sites que aparecem para nós, mais dinheiro eles ganham.

Conclusão

Estamos perdendo nossa atenção a cada dia mais, sem nos darmos conta de quanto isso afeta a nós e ao nosso ambiente: estamos exaustos, fazendo as coisas com pouca qualidade, sem tempo e, muitas vezes, sem sentido. Isso por que a falta de atenção nos desconecta do mundo, mas principalmente, de nós mesmos.

O que o autor fez para resgatar a atenção de volta

  1. Comprou um locker de celular e colocou um programa chamado Freedom no laptop, que corta a internet por um tempo pré-estabelecido.
  2. Mudou a maneira com que se relaciona consigo mesmo quando se sente distraído, trocando punições por .reflexões tais como: O que eu poderia fazer para entrar no estado de flow?
  3. Fica seis meses todo ano fora das redes sociais (avisando sua rede antes) e pede para uma amiga trocar as senhas.
  4. Sai para caminhar ou correr sem celular, com o intuito de refletir.
  5. Não olha para telas duas horas antes de dormir e comprou um Fitbit para medir nível de sono. Tenta dormir 8 horas todos os dias.
  6. Quando está com os afilhados em horas de lazer, brinca livremente, sem imposições ou controles excessivos.
  7. Cortou comida processada.
  8. Medita todo dia.
  9. Faz yoga.
  10. Se organiza para tirar um dia off toda semana.

--

--

Designer Cultural

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store