imagem google

O problema dos grupos homogêneos

Aprendizados do livro “Ideias Rebeldes”, do Matthew Syed

Homogeneidade e Diversidade

É muito bom nos sentirmos envoltos de gente que pensa parecido, que confirma nossos pré-conceitos. Isso nos faz sentir mais espertos e valida nossa visão de mundo. Só que todo time que começa diverso tem a tendência de se tornar parecido, pois as crenças passam a ser compartilhadas por osmose. É do ser humano. Mas quanto mais homogêneo o grupo se torna, mais míope ele passa a ser.

O problema da homogeneidade não são as informações que o grupo não consegue entender ou as respostas erradas que eles dão. Mas as perguntas que eles sequer fazem, os dados que eles nem pensaram em levantar, as oportunidades que eles não se deram conta que estavam ali.

Para dar conta da complexidade, o grupo precisa desafiar, argumentar, divergir, trocar referências. Ter diferentes modelos mentais e experiências. Isso faz com que tenhamos soluções para os problemas, ou seja, não ficamos presos em certas questões, além de aumentarmos de forma exponencial o número de soluções.

Hierarquia promovendo diversidade

Mas a hierarquia pela dominância constantemente ameaça a comunicação efetiva, uma vez que quem está subordinado geralmente se sente acuado em se colocar. A comprovação disso é um levantamento promovido pelo setor de aviação dos EUA, que mostra que mais de 30 quedas de aviões tiveram como causa a falta de comunicação de seus co-pilotos. Não sabendo que suas vozes são fundamentais para o pensamento diverso, os subordinados sentem que devem falar o que o “chefe” quer ouvir. Assim, acabamos tendo um grupo de pensamento homogêneo, que não consegue dar conta de soluções para problemas complexos.

Em casos como este, nos quais precisamos de um líder mas também precisamos da diversidade, o ideal é termos uma hierarquia baseada no prestígio. Isso quer dizer que o líder é generoso e se coloca a serviço do grupo, criando um ambiente de cooperação rumo a uma direção. Vemos atitudes como empatia e compartilhamento de informações, já que líder não sente sua autoridade ameaçada pelas contribuições dos demais e os times não sentem que sofrerão retaliação do chefe ao expor suas ideias. Essa dinâmica é conhecida como segurança psicológica, fundamental para o sucesso de grupos.

Habilidade ou Diversidade?

Diversidade para Inovar

O poder da rede

Da padronização para a personalização

O perigo dos viéses inconscientes

Diversidade é o ingrediente para resolvermos nosso problemas mais complexos, de mudança de clima à pobreza. Culturas que encorajam novas ideias e usam redes de conexões fortes, podem inovar de forma mais rápida e eficaz, contribuindo para a evolução da nossa sociedade e do nosso planeta.

--

--

Designer Cultural

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store